E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seu Bebe Dorme Bem a Noite?

Essa é uma pergunta que toda mãe de primeira viagem gosta de fazer pra outras mães, afinal esta é simplesmente uma das maiores "ambições" das pobre mãezinhas, e claro que me incluo nesse rol. Só quem já viveu sabe como é estressante a rotina de um bebezinho que acorda a cada 2 ou três horas durante a noite pra mamar, haja olheiras, cansaço e as vezes até irritação, não é por maldade não, é que o sono definitivamente faz falta, e noites e noites mal dormidas sobrecarregam o corpo e o estado de espírito.
Li várias coisas sobre criança que tem rotina dorme melhor. E tô aqui pra assinar embaixo!!!
Cansei de ler meu filho ja dorme a noite toda...ótimo. A pergunta é: Como você faz ou fez pra que acontecesse isso? Pra mim foi assim, não teve muita receita, a gente le várias coisas e procura adaptar o que melhor se encaixa. Vou dizer o que funcionou pra mim:
Em primeiro lugar conhecer seu filho e respeitar as caracteristicas dele é o primeiro passo para  o sucesso na minha humilde opinião. Como assim? Simples...no caso do Luquinha, ele se encaixa naquela classificação de bebês sensiveis, audição sensivel, portanto para um sono tranquilo ele precisa mesmo de Silêncio literalmente.
Ja teve quem me criticasse, você precisa acostumar ele dormir com barulho...facil né?! E o que eu faço se ele não dorme com barulho? sigo fazendo barulho e passo anoite acordando a cada hora...
Criticas a parte...
Vamos as dicas, então pra nós funcionou muito bem dar banho nele a noite, antes de dormir, ele relaxa muito, mama e dorme.
Atualmente o pequeno mama em média 130 ml de leite as 21h00 e dorme até as 5h00 da manha.
Mas isso não aconteceu milagrosamente, houve todo um trabalho eu queria que ele dormisse entre 20h00 e 20h30, então eu dava o banho dele, trocava ele, dava o mamazinho com a luz bem fraquinha e colocava ele pra dormir. Era eu virar as costas (leia-se descer as escadas) ele chorava, acordava e só voltava a dormir 22h30, 23h00. Mas eu não desisti apesar de me sentir um pouco frustrada e aí era assim dormia onze da noite e 2 da manha em pontinho acordava pra mamar.
Fui persistindo, colocava ele pra dormir 20h30 mais ou menos, ficava com ele, fazia carinho no cabelinho e então o relógio biológico dele foi ajustando 21h00 ele ta caindo de sono, ele dorme pra valer no máximo 21h30. Como ele se acostumou a dormir nesse horario, tenho adiantado o banho dele e não tem interferido no sono, tudo devagar e sempre, olha que benção. Aos pouquinhos ele foi começando a dormir mais, então passou a dormir 4 horas...e assim gradativamente, hoje ele dorme 8 horas direto!
Outra coisa que contribui é não atrasar as mamadas durante o dia, isso dá combustivel e reserva pra ele dormir melhor a noite, normalmente ele mama a cada 3 horas, mas se algo sai um pouquinho de controle eu dou a mamadeira antecipadamente, ou seja, é melhor ele mamar com intervalo de 2horas e 30 do que 3 horas e meia. Já fiz o teste e faz toda a diferença. Pra encerrar esse post gigante, o ritual dele dormir sempre cumpri religiosamente fazia assim: banho, mamadeira só com o abajour, aguardava de 10 a 15 minutos antes de coloca-lo no berço, pra ele arrotar e sempre me senti segura com esse tempo porque ele não regurgita mesmo quando nao arrota 15 minutos é suficiente. Então ja levo ele praticamente dormindo para o berço. Eu o coloco lá, o entrego nas mãos de Deus, peço que  o guarde e lhe de um sono tranquilo, fecho a portinha do seu quartinho e acompanho seu soninho pela baba eletronica. Não fico entrando no quarto, porque sei que seu sono é delicado, e o barulho o encomoda durante o dia não faço nada disso ele dorme no carrinho na sala comigo mas a noite acho importante me empenhar para garantir a qualidade do sono dele.  Como tenho dado seu banho mais cedo, antes de ele dormir vou trocar sua fraldinha e dar sua mamadeira e com a graça de Deus ele terá seu soninho tranquilo.

Bjs 

3 comentários:

Cintia Listenbee disse...

nossa, que bênção! parabéns mamãe e neném :)

Taty disse...

amiga ja estou colocando isso em pratica...que DEUS me ajude !!! rsrs beijinhossssssss

☆♥ Rô ♥☆ disse...

Emi, que bênção de rapazinho,hein. É sonho de consumo das mamaes.rs
O Miguelito acorda 2x pra mamar durante a noite...mas eu, é q fico insegura e quase não durmo pra pagiar o seu sono.Outra coisa, amiga, do céu, ele não arrota nem por um decreto, sem falar q fica irritado, qdo o coloco no ombro pra arrotar.Vou começar a programar uma rotina pro bichinho, estou adiando ate ele fazer um mes q é qdo se muda em definitivo pro seu quartinho..hihihiih]
Amiga, parabéns e um beijo pra vc e o Luquinha.